forma

Forma infalível de colocar a criança para dormir (3 a 6 meses) em 5 passos

No post de hoje queremos falar sobre a melhor forma de colocar para dormir. Como evitar que a criança crie associações de sono que mais tarde podem se tornar um problema. Isso prejudica para ligar os ciclos e consequentemente manter o sono.

  1. Tenha um ambiente de sono adequado;
  2. Crie uma rotina repetida e consistente;
  3. Alimente seu filho antes de dormir, mas não deixe a mamada como última etapa do ritual de sono;
  4. Coloque seu filho no berço sonolento, mas ainda acordado;
  5. Faça o possível para que seu filho entre no sono sem ajuda.

 

Ambiente de sono adequado

Regule a temperatura do quarto, tenha pouca ou nenhuma luminosidade. Tente também evitar barulhos na casa (se for preciso use algum ruído para abafar os sons externos). Cuidado com os cheiros fortes e com quartos extremamente coloridos e estimulantes.

 

Crie uma rotina repetida e consistente

O ideal é que o final do dia do seu filho seja sempre feito da mesma forma. Você pode revezar com outras pessoas, mas as atividades devem ser sempre repetidas, feitas na mesma sequência e preferencialmente no mesmo horário. Ela deve ter de 15 a 30 minutos, e pode incluir a mamada, 0 banho, a troca, uma massagem e uma oração.

 

Alimente seu filho antes de dormir, mas não deixe a mamada como última etapa do ritual de sono

Dormir é uma habilidade que se aprende. A maioria das crianças não nasce com essa habilidade, mas sim a adquire com o passar dos dias. Sabendo disso, como ensinar uma criança a dormir se ela apaga mamando? Esse é o principal ponto para deixarmos a amamentação dentro do ritual, mas deve acontecer algo entre a mamada e o sono.

Uma boa alternativa é dar a mamada, colocar para arrotar e depois fazer a troca, por exemplo. Faça o que funciona melhor na sua casa, mas mamar e dormir devem ser habilidades apartadas para o seu bebê – uma não deve depender da outra para acontecer.

 

Coloque seu bebê bem sonolento no berço, mas ainda acordado

Seguindo a linha da aprendizagem de sono, mesmo que no começo a criança precise ir muito sonolenta para o berço, é importante que não vá totalmente dormindo. Isso dará a oportunidade de iniciar o sono no berço, e não no colo ou mamando. Isso pode ser primordial para o desenvolvimento da habilidade de saber o que fazer em eventuais despertares de madrugada.

 

Faça o possível para seu filho entrar no sono sem ajuda

Depois de ir para o berço sonolento, muitas crianças começam a se mexer e, com medo do sono ir embora, os pais imediatamente tiram do berço para ninar. Esse é um dos erros que cometemos, pois fazendo dessa forma, as crianças não tem oportunidade de aprender a se auto confortar. Coloque sonolento e tente ajudar pouco, para que a criança faça a parte dela.

 

Obviamente que esse processo também funciona para crianças menores de 3 meses ou maiores de 6 meses. Mas como falamos no começo desse post, se estes passos forem seguidos desde o comecinho da vida da criança, principalmente nesta fase onde as associações de sono se formam e se consolidam, a chance do seu filho ter dificuldade de sono fica muito menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *