prática esportiva

Guest Post: Prática esportiva: ideias e formas de despertar a curiosidade dos pequenos

A prática de atividades físicas é de grande importância para o desenvolvimento dos pequenos e, por isso, acaba se tornando uma prioridade na vida dos pais e educadores também. Além do impacto positivo na saúde e no bem-estar, é pela atividade físicas que as crianças também desenvolvem raciocínio lógico, habilidades físicas e cognitivas, bem como noções de convívio social.

 

Pequenos-grandes curiosos, as crianças gostam de examinar os objetos através do tato, com atenção e dedicação, o que acaba tornando a prática esportiva e as brincadeiras ferramentas essenciais para interação com o mundo. É correndo ou nadando que elas exploram os limites e jogando bola é que entendem a importância do trabalho em equipe e da comunicação, por exemplo.

 

Se você está em busca de esportes e também de formas criativas para introduzir essas atividades na vida dos pequenos, esse artigo é para você. A seguir, sugerimos algumas ideias e também como despertar a curiosidade das crianças de forma simples e criativa – auxiliando na criação de uma rotina saudável e cheia de emoções!

 

  1. Futebol

 

A paixão nacional, o futebol não poderia ficar para depois. Democrático e acessível a todos, o jogo é uma ótima ferramenta para desenvolver a coordenação motora, resistência física e reflexo rápido. Além disso, por ser uma prática coletiva, é ótimo para desenvolver o pensamento em equipe e socializar, criando amizades e aprendendo sobre os vínculos afetivos. Praticado entre crianças de diferentes faixas etárias, é fácil despertar o interesse dos pequenos pelo futebol!

 

  1. Artes marciais

 

Outra opção de atividade física muito comum entre as crianças são as artes marciais, como judô, karatê ou jiu jitsu. Esse tipo de esporte é um excelente treino para o corpo, pois mantém as crianças ativas, ao mesmo tempo em que elas se divertem. Sobretudo, é uma grande ferramenta para aprender disciplina, paciência e concentração, além de promover o respeito com o próximo, a confiança e também a autoestima. Por ser um esporte de contato, é muito importante manter as roupas de treino sempre limpas e, para manter o uniforme em dia treino após treino, confira algumas dicas sobre como lavar kimono neste artigo.

 

  1. Tênis

 

Se você deseja apresentar seu filho a um esporte, o tênis, em particular, proporciona inúmeros benefícios físicos para crianças de qualquer idade. Essa é uma atividade física que ajuda a aprimorar o raciocínio rápido, além de ajudar a desenvolver força e precisão dos braços. As noções de estratégia também são um ponto positivo do esporte, além da coordenação motora, equilíbrio e velocidade. Além disso, o tênis é um grande aliado para a saúde cardiovascular, garantindo mais resistência.

 

  1. Ginástica

 

A ginástica é uma das atividades físicas mais abrangentes para as crianças pois incorpora exercícios de força, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e disciplina. Independente se seu filho participe apenas de um programa de ginástica recreativa ou faça parte de um time de competição, as habilidades aprendidas na ginástica podem beneficiar o desenvolvimento geral da criança.

 

Fazer ginástica desde cedo pode ajudar na força e resistência muscular, contribuindo para melhor equilíbrio e postura. A participação regular na ginástica pode ensinar um estilo saudável às crianças, continuando no esporte à medida que crescem.

 

  1. Patins

 

Patinar é uma ótima maneira para crianças e adultos se manterem ativos e se divertirem – uma excelente maneira de se passar o tempo em família também! Além do lado divertido, andar de patins traz benefícios para o sistema cardiovascular, melhora da flexibilidade e equilíbrio.  Patinar de forma regular também alivia o estresse, melhora o humor e também qualidade do sono.

 

Uma ideia para familiarizar os pequenos com a prática esportiva, é trazer um pouco de cada esporte para a rotina de casa também, despertando o interesse por um estilo de vida mais ativo desde cedo.  Para ajudar você nessa tarefa, a seguir, você confere algumas formas criativas para estimular os pequenos na prática esportiva!

 

Ideias criativas para estimular as crianças

 

Ficar em casa no final de semana ou durante as férias escolares não é desculpa para ficar parado. Com a família toda junta, que tal aproveitar os dias livres para criar brincadeiras bem divertidas e que mexer o corpo todo?

 

Para trazer um pouco mais das atividades físicas para rotina de casa e também despertar o desejo por uma vida mais ativa, confira algumas ideias:

 

  • Crie uma série de obstáculos (banquinhos, almofadas) pela casa para estimular diferentes movimentos como pulo e corrida;
  • Brincar de pega-pega pode estimular a corrida;  
  • Recriar uma história de algum livro pode ser um ótimo estímulo para a criatividade dos pequenos;
  • Caça ao tesouro de bicicleta pelo bairro, interagindo com o mundo e a natureza;
  • Esconde-esconde pode ser uma boa ideia para despertar a curiosidade e o coordenação motora;
  • Dança: que tal ligar uma música animada e todo mundo dançar junto?
  • Quebra-cabeça: montar um quebra-cabeça em família é uma forma de trabalhar em equipe, enquanto estimula a criatividade, bem como noções de espaço;

 

Vale lembrar que é muito importante que os pais participem ativamente das brincadeiras também, afinal, as crianças aprendem através do exemplo dos adultos. Com a prática esportiva, as crianças exploram o mundo e gastam energia de uma forma saudável e construtiva! E você, tem alguma dica para compartilhar? Conte nos comentários.

 

Gabi é formada em Publicidade e Propaganda e trabalha com conteúdo & o universo digital na agência Mavens. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *